Publicado originalmente no blog do Instituto Nangetu
Por iniciativa da Associação Cultural Afro-brasileira de Oxaguiã – ACAOÃ, aconteceu uma roda de conversa com Arthur Leandro (Táta Kinamboji), que é o coordenador do projeto azuelar e diretor regional norte do CNC – Conselho Nancional de Cineclubes, além de coordenar o Grupo de Trabalho de Cineclubes em Comunidades Tradicionais de Terreiros da PARACINE – Federação Paraense de Cineclubes.
O encontro teve como proposta a troca de experiências cineclubistas e formulação de estratégias de fortalecimento de cineclubes em terreiros. Cada um dos participantes da roda expôs a forma como vem trabalhando as ações cineclubistas como tecnologia social, avaliando os impactos da atividade para a comunidade de terreiro. Babá Tayando explicou que o Cineclube da ACAOÃ já funciona há algum tempo e que começou com o apoio e incentivo de Luiz Arnaldo e Célia Maracajá, mas que oscilava em períodos de maior atividade e grande freqüência de público com períodos de inércia nas atividades, e colocou essa questão em pauta, como tornar a atividade perene.
Arthur falou da experiência do Cineclube Nangetu, disse que já viveu situações parecidas no Mansu Nangetu e que lá as primeiras exibições foram experimentais e não tinham a perspectiva de se tornar uma atividade regular do terreiro, mas que uma seqüência de acasos aliada ao interesse da comunidade em assistir e discutir filmes coletivamente tinham feito a proposta ganhar força e até se tornar referência para outras comunidades.
Continuou dizendo que nos registros de exibições é possível verificar que a comunidade do Terreiro de Oxaguiã demonstra interesse e freqüenta a exibição dos filmes no cineclube, aliás ressaltou que a ACAOÃ é a comunidade de terreiro com maior envolvimento com o audiovisual, e deu como exemplo o DOCTV de Luiz Arnaldo, cujo o argumento vem dessa comunidade que também teve grande participação no elenco do filme. E que acredita que é preciso formar uma equipe que torne as exibições mais regulares e dê visibilidade social para a atividade. Para isso sugeriu formar uma coordenação técnica e um conselho editorial, pois disse que é importante atribuir funções e responsabilidades para as pessoas envolvidas e, é óbvio, atribuir-lhes os créditos da atividade. Também sugeriu articular os filmes e o conselho editorial com as diversas coordenações setoriais da ACAOÃ, pois é possível utilizar o cinema como fomento para as discussões das questões da setorial LGBTT, setorial de mulheres, setorial de juventude e de outros grupos de trabalhos existentes naquela comunidade de terreiro.
Arthur também coloocou a equipe do Projeto Azuelar e o acervo do Cincelube Nangetu à disposição de iniciativas cineclubistas em terreiros, e discutiu a possibilidade de formar parcerias com outros cineclubes, dizendo que a atuação em rede tende a criar referências multiplas para a equipe do cineclube e enriquece a proposta. Ao fim, Arthur Leandro disse que fortalecer a rede de cineclubes em terreiros está nas diretrizes do CNC e da PARACINE, e que acredita que um outro passo importante para o Cineclube das ACAOÃ é também passar a tomar parte nas mobilizações e ações dessas entidades cineclubistas.
RUA DR. AMERICO SANTA ROSA Nº42 /BAIRRO SÃO BRAZ /FONE (91)3229-8938/email.acaoa@bol.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
II ENCONTRO DE SABERES EDUCATIVOS E PRATICAS CULTURAIS DA FUNDAÇÃO CURRO VELHO 2008
ABERTURA DA CONFERENCIA ESTADUAL DE POLITICAS DE PROMOÇÃO RACIAL
SEMINARIO NA UNIPOP - DIVERSIDADE RELIGIOSA AMAZONICA
LANÇAMENTO DO PREMIO HUMBERTO MARACANÃ (MINC)
VALORIZAÇÃO DO SABER TRADICIONAL
A OFICINA COM AS CRIANÇAS DE MATRITUBA
VALORIZAÇÃO DO SABER TRADICIONAL
Uma semana de vivencia com as tradiçoes aruans
NO DIA 01 DE SETEMBRO COMEÇAREMOS A SEMANA DE VIVENCIA INDIGENA, EM HOMENAGEM AO CACIQUE ROMPE-MATA E FAMILIA DE ANHANGUERA. NA OCASIÃO ESTAREMOS COM A SEGUINTE PROGRAMAÇÃO:01/09 - OBRIGAÇÃO AOS GUARDIOES DAS FLORESTAS (SURRUPIRAS)FIRMAÇÃO DA TRINCHEIRA DE ANHANGUERA.DEITADA DO ALUÁCHEGANÇA DOS ALDEIADOS (DAS TRIBOS)LEVANTAMENTO DO MASTRO CERIMONIALJANTAR COMUNITARIO.02/09 - RITUAL DA PAJELANÇA ARUANS.03/09 - OFICINA 01 - "TAUARI, O MISTERIO DA FUMAÇA SAGRADA"OFICINA 02 - "AS ERVAS AMAZONICAS E SEUS PODERES MAGICOS" .04/09 - OFICINA 03 - "DO PERFUME AO ENCANTO - OS SEGREDOS DAS DEFUMAÇOES".OFICINA 04 - "O GRAFISMO AFRO-INDIGENA EM CUIAS"05/09 - RITUAL DA RELIGIOSIDADE MARAJOARA - "O CANTO DA GUARIBA".06/09 - LIMPEZA GERAL FORUM ENCONTRO DAS NAÇÕES - "A NAÇÃO JUREMA"GUARDA DOS FUNDAMENTOS DO CACIQUE ROMPE-MATA.07/09 - LEVANTAMENTO DO ALUÁ.BEIJU DE ALDEIA.TORE DE ACBOCLO EM HONRA AO CACIQUE ROMPE-MATA.DERRUBADA DO MASTRO CERIMONIAL.ENCERRAMENTO DO RITUALALMOÇO COMUNITARIO.08/09 LEVANTAMENTO DA TRINCHEIRAS DE ANHANGUERA. LIMPEZA DE ALDEIA (CUIVARA)ENTREGA DAS OFERENDA NAS MATASENCERRAMENTO DAS FESTIVIDADESAGRADECEMOS SUA PARTICIPAÇAO.A DIRETORIA.
A BUSCA DO ESPIRITO DAS MATAS
FUNDAÇÃO CURRO VELHO - PARCEIRO NOTA 1000
CLAUDIA SILVA - INDIA CIDADÃ - LUTA PELA INCLUSÃO DAS COMUNIDADES TRADICIONAIS DE TERREIRO
FORUM DA JUVENTUDE AFRO-AMAZONICA
REUNIÃO DE CONSTRUÇÃO DO MES DA CONCIENCIA NEGRA
O GRUPO ATUANTE DA ACAOÃ
REUNIÃO DO CONSELHO ESTADUAL DE DIREITOS HUMANOS - SEJU/DH
A DANÇA DA PUÇANGA
MESA DE DOM MANUEL
ENCONTRO DAS TRIBOS
SETORIAL DA MELHOR IDADE ACAOÃ/UNIMAZ
O DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES
PROJETO ENCONTRO DAS NAÇÕES
REUNIÃ0 DO DEPARTAMENTO DAS TRADIÇÕES E CULTURA NAÇÃO MINA-JEJE-NAGÔ
I CICLO DE ESTUDOS DE RELIGIOES AFRO-BRASILEIRA - OS PONTOS CABALISTICOS
III FORUM MUNDIAL DE TEOLOGIA E LIBERTAÇÃO
II ENCONTRO CULTURA E NATUREZA - FSM-2009
A MARCHA DE ABERTURA DO FORUM SOCIAL MUNDIAL - 2009
PARCERIAS E AVANÇOS FSM/2009
I ENCONTRO SOCIAL DE LIDERANÇAS AFRO-RELIGIOSA
PROJ DA NOVA CARTOGRAFIA SOCIAL DA AMAZONIA
COORDENAÇÃO MUNICIPAL DE ANANINDEUA
FIRMAÇÃO DA TRONQUEIRA DE ANHANGA (FAMILIA DOS SURRUPIRA DO ARAPIXI)S
DANÇA E TEATRO SOBRE A DONA MARIANA
LEVANTAMENTO DO MASTRO DE SÃO SEBASTIÃO E FAMILIA DE JOSÉ TUPINAMBAS
FORTIFICAÇÃO DE CROA DOS MEDIUNS
ENCONTRO COM O CONSELHO MUNDIAL DAS IGREJAS CRISTÃS
NUCLEO DO BENGUI - CELEBRAÇÃO AFRO-RELIGIOSA
28ª FESTIVIDADES A ROMPE-MATA 2008
ANIVERSARIO DA SOCIEDADE PARAENSE DE DEFESA DOS DIREITOS HUMANDO -SPPDH
1º SEMINARIO DOS MESTRES DE MESTRES DA CULTURA PARAENSE
SEMINARIO DA DIVERSIDADE CULTURAL - CONVENÇÃO DA UNESCO
REUNIÃO COM EDILSOM MOURA NA CASA DA CELIA MARACAJA
PLENARIA DA SETORIAL DAS CRIANÇA ACAOÃ/UNIMAZ
INAUGURAÇÃO DO ESPAÇO AFRO-AMAZONICO.
INAUGURAÇÃO DO ESPAÇO CULTURAL AFRO-AMAZONICO
ABERTURA DA REUNIÃO PREPARATORIA DO FORUM SOCIAL MUNDIAL
ESPAÇO CULTURAL AFRO-RELIGIOSO
MONUMENTO A ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA NA GUYANA FRANCESA
AUDIENCIA COM O PRESIDENTE ANTONINE KARRAM
Quem sou eu
- Acaoã
- Belém, Pará, Brazil
- Associação Cultural Afro-brasileira de Oxaguiã - ACAOÃ, e o espaço da militancia social e cultural do Ile Ase Nagô Osoguiã e Yemonjá.Ja reune nucleos em 07 municipios: Belém, Ananindeua, Santo antonio do Taua, Marituba, Vizeu, Breves e Salvaterra; alem de participar de varios forum e movimentos sociais, tais quais: Instituto Nacional da Tradição e Cultura Afro-brasileira - Coordenação Pará, Federação Espirita e Umbandista e dos cultoa Afro-brasileiros do Estado do Pará - FEUCABEP, Forum Ong's Aids do Pará, Grupo de Estudos Afro-amazonico da UFPA.,Forum Permanente de Cultura do Pará, Forum das Sociedades Tradicionais do Pará, Rede Norte de Propriedade Intelectual, Bio-diversidade e Conhecimentos das Sociedades tradicionais,Conselho Estadual da segurança Alimentar e Nutrição, Rede Nacional Religioes Afro-brasileiras e Saude - Coordenação Pará, Forum dos Movimentos Sociais.......
Nenhum comentário:
Postar um comentário